quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FINALMENTE, UMA MEDIDA DECENTE

O crack é um problema que vem acabando com a sociedade. Um problema que está sendo difundindo cada vez mais e, que se não for tratado com a devida seriedade, pode arruinar a população. Gente, entenda uma coisa, tudo que é novo cai na graça do povo e, parece que se torna hereditário, por exemplo, a dez, quinze anos atrás quase ninguém sabia mexer na internet, em compensação parece que hoje as crianças veem com manual pra coisa. E essa é a minha preocupação. E se isso acontecer com o crack? E se as crianças nascerem com pré-disposição pra coisa?
Enfim, não será legal não é? Portanto, temos que tomar medidas agora. E, dessa fez não estou aqui para dar ideias, ou criticar a demora para as medidas serem tomadas, não, dessa vez, estou aqui para comentar os conceitos tomados pelo governo, no combate ao crack.
Bem, foi anunciado numa cerimônia no Palácio do Planalto algumas medidas para tentar diminuir o problema.
Primeiro: é importante frisar que, será investido cerca de quatro bilhões de reais neste projeto. Devo dizer que, se este dinheiro realmente for gasto no combate ao crack será espetacular e poderá ajudar muita gente.
O ponto principal do projeto é instalar câmeras nos principais pontos das cidades e nas chamadas cracolândias. Mas, essa câmeras não ficaram ali só para vigiar e depois virarem estatísticas negativas. O plano é colocar policiais próximos aos locais onde as câmeras serão instaladas, com isso, o aparelho poderá vigiar os dependentes e os policiais. Bom, no mínimo engenhoso, não?
Para isso serão contratados cerca de dois mil policiais para a Policia Federal e para a Policia Rodoviária Federal.
Outro ponto importante será a implantação de trezentos e oito consultórios de rua em todo o país, até dois mil e quatorze. Essas clinicas serão formadas por médicos, enfermeiros e psicólogos e, terá seu foco em pacientes situados nas ruas. Desses trezentos e oito consultórios, oito devem ser implantados na cidade de São Paulo.
Uma proposta que, eu particularmente achei muito legal é a criação de enfermarias especializadas em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde). Para isso o governo promete o repasse de recursos para a criação de dois mil quatrocentos e sessenta e dois leitos, que serão utilizados para internações de curto período, por exemplo, crises de abstinência e intoxicação. Por isso, o valor da diária também deverá aumentar, passando para duzentos reais. Isso até dois mil e quatorze.
Para internações mais graves serão implantadas quatrocentos e oito clinicas. Ou seja, quando o caso for um pouquinho mais grave será enviado para um lugar mais capacitado. Além das trezentos e oito unidades de internação menos grave e as quatrocentos e oito de internação mais grave serão implantadas cento e sessenta e seis para crianças e adolescentes. O que significa que o governo também está preocupado com o vicio mirim.
Falando das crianças, é importante recuperar as que caíram no vicio, mas, é de igual importância, não deixar que as que ainda não caíram caiam. E, os mandatários também pensaram nisso. O governo capacitará duzentos e dez educadores para a prevenção escolar. Tudo bem, o número é baixo, mas, já é algo.
Durante o evento, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, comparou o Crack com a AIDS.
"O crack para nós hoje, na saúde pública, tem a mesma dimensão desse desafio [de combate à Aids]. (...) Tecnicamente, estamos diante de uma epidemia do crack no país", disse o ministro da saúde Alexandre Padilha.
FOLHA
O jornal Folha de São Paulo fez um levantamento em seus arquivos, sobre o Crack. Neste levantamento eles pegam as primeiras aparições da droga no estado. Abaixo segue o levantamento.
22.jun.1990: primeira apreensão de Crack do Estado se São Paulo; duzentos e vinte gramas da droga são encontrados na zona leste do estado.
2.fev.1992: em reportagem, FOLHA mostra que a droga substituiu a cola de sapateiro para as crianças de rua.
1996: pela primeira vez na FOLHA, área no centro de São Paulo que concentra usuários é referida como ‘’Cracolândia’’
11.abr.1999: levantamento aponta aumento no consumo de Crack em outras regiões da capital paulista.
OPINIÃO
Para encerrar, gostaria de parabenizar o governo pela iniciativa, mas, também quero dizer que até dois mil e quatorze muita coisa pode ocorrer, até esse ano poderemos perder muitas pessoas para a droga.
Gostaria de frisar também, sobre a reportagem da FOLHA, que a evolução do Crack foi rápida e isso é um grande alerta. Pensem, a droga começou ultrapassando a cola de sapateiro e hoje é a mais usada do Brasil.
TOMARA QUE TUDO DÊ CERTO
Pabllo Cezar R. Maia

Um comentário:

  1. Pow que máximo de postagem amiguinho...é verdade ..tomará que consigam resolver esse problemão da melhor forma possivél vamos torcer....muito triste nê amiguinho ..fique com Deus ...se cuide e beijus !!otimo fds!!

    ResponderExcluir