terça-feira, 27 de setembro de 2011

GREVE BANCARIA

Os bancários nacionais decidiram entrar em greve, o movimento terá inicio nesta terça-feira, 27.09.2011. Os trabalhadores estão reivindicando: ‘’aumento do piso salarial, aumento dos benefícios, fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outras reivindicações’’.
Não gosto de greves, em nenhuma categoria, acho que são medidas abusivas e de pouco sucesso, em minha opinião greve é muito sério e só deveria ser feita em ultimo caso. Mas, em algumas classes, são necessárias, uma dessas classes é a bancária. Na classe bancária só se consegue chamar a atenção desta maneira, de outra forma os trabalhadores são feitos de palhaços e continuam ganhando a mesma coisa, até porque a classe bancária, quando é feito o reajuste de 8% na verdade o aumento real será de mais ou menos 0,56%.
É por esse fato que os bancários estão reivindicando aumento de 12,8% equivalente a 5% de valor real mais a inflação do período.
O grande objetivo da paralisação é pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a retomar as negociações e a melhorar a proposta de aumento real de salários. Só tem um problema: a data-base para a renovação da convenção coletiva de trabalho é primeiro de setembro.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) orienta os usuários a recorrerem a outros meios, como: internet, telefone, terminais de autoatendimento, dentre outros. Além disso a Febraban orienta que os bancos façam de tudo para que os usuários não saiam prejudicados. ‘’precisamos tentar garantir que a população não seja prejudicada’’ disse a federação em nota. A Febraban também anunciou que acha o ato do sindicato da categoria precipitado.
MINHA OPINIÃO
Como eu disse no inicio do texto greve é muito sério, porém, tornou-se comum os sindicatos das mais diversas categorias recorrerem a elas (greves) para chamarem a atenção do povo. Mas, na verdade eles (trabalhadores) prejudicam mais do que chamam a atenção.
No caso dos bancários é mais complicado avaliar, já que: a greve é pelo menos nesse caso o jeito mais rápido de se resolver a situação. Isso porque o período de renovação da convenção coletiva de trabalho está no fim e os mandatários faram de tudo para que os trabalhadores voltem a seus postos. Por outro lado a greve é sempre mais dolorosa para o usuário, não importando o caso.
Pabllo Cezar R. Maia

2 comentários:

  1. Ola amigo Pablo, concordo com vc, no caso dos bancários é dificil avaliar, pela dificuldade que nos impõe essa greve, mais sabendo que banqueiros vem nos usurfruindo em taxas e mais taxas,e cada vez mais ganhando um dinheirão, principalmente com emprestimos para servidores publicos, nos faz ficar do lado dos bancários, que são explorados e ganham mal.
    Cara maravilha esse seu novo blog, vai fundo cara, ta muito bom.
    Abraços desse amigo.
    Vanderlei

    ResponderExcluir
  2. Ieba parabéns queridinho ..nota 10 sua postagem ..e seu blogger tá super... materia otima sobre greves...queridinho vc tá pronto para ser um mega jornalista !!!!beijus feliz fds !!!

    ResponderExcluir