sábado, 17 de março de 2012

O PORTA JOIAS: LYA LUFT

FT Lya Luft é uma escritora e tradutora brasileira, de setenta e três (73) anos de idade nascida em mil novecentos e trinta e oito (1938) na cidade, colonizada por alemães, de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, filha do advogado e juiz Arthur Germano Luft. Nesta cidade muitas crianças falavam o alemão, e, até, os livros didáticos eram fabricados na Alemanha.
A família de Lya tinha um orgulho enorme de suas raízes germânicas, tanto que se achavam ‘’melhores’’ que os brasileiros, mesmo tendo chegado aqui em mil oitocentos e vinte e cinco (1825).
Em sua infância Lya era considerada desobediente por não querer aprender a bordar e cozinhar. Chegou a ser levada para um internato por dois (2) meses. No entanto, já naquela época a menina manifestava seu prazer em ler. Aos onze (11) anos já recitava poemas de Göethe e Schiller. Lya tinha uma relação mais amigável com o pai, um homem muito inteligente, e que ela idolatrava. Porém, desde cedo a garota se mostrou decidida e, aos dezenove (19) anos, converteu-se ao catolicismo, contrariando os país que eram luteranos.
Em mil novecentos e cinquenta e nove (1959) Lya passou a morar em Porto Alegre, onde, mais tarde, se formou em pedagogia e em letras anglo-germânicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Após se diplomar passou a trabalhar como tradutora de literaturas germânicas e inglesas. Já traduziu mais de cem (100) livros, dentre eles Lya destaca as traduções de Virginia Wolf, Rainer Maria Rilke, Hermann Hesse, Doris Lessing, Günter Grass, Botho Strauss e Thomas Mann.
Em mil novecentos e sessenta e três (1963) Lya casou-se com Celso Pedro Luft, homem que ela conheceu durante uma prova de vestibular aos vinte e um (21) anos, época em que Celso apresentava quarenta (40) anos de idade. Lya conta que achou-se ridícula por achar que Celso era o homem de sua vida. Após o casamento Lya e Celso ganharam três (3) filhos: Suzana (1965); André (1966) e Eduardo (1969).
Deste romance surgiu o primeiro livro poético. Foi em mil novecentos e sessenta e quatro (1964), que Lya reuniu suas primeiras poesias no livro ‘’Canções de Limiar’’.  Já em mil novecentos e setenta e dois (1972), mais experiente, Lya lançou o segundo livro: ‘’Flauta Doce’’.
Lya ia amadurecendo e, a cada dia, se apaixonando mais pela literatura. E foi em mil novecentos e setenta e seis (1976) que Luft escreveu alguns contos e enviou-lhes para Pedro Paulo Sena Madureira que, à época, era editor da Nova Fronteira. Pedro respondeu, aconselhando-a a escrever um romance, pois, segundo ele Lya Luft era romancista. Lya, ao que parece, gostou da ideia, porque dois anos depois lançou o romance ‘’As Parceiras’’.
No entanto Luft mostrou que tinha força de vontade, pois, em mil novecentos e setenta e oito (1978) lançou o seu livro de contos: ‘’Matéria de Cotidiano’’.
Em mil novecentos e setenta e nove (1979), Lya sofreu um susto: um acidente de carro, quase fatal. Mas, esse pequeno ‘’tropeção’’ não a abalou, pelo contrário. Luft passou fazer tudo que evitava e, como se não bastasse, passou a escrever ficção.
‘’Primeiro foram crônicas, com o lançamento de "As Parceiras", em 1980, e "A Asa Esquerda do Anjo", em 1981. Textos amenos. Uma espécie de fingimento de que na vida tudo é bom. A morte é encarada como uma coisa normal. Mas gostaria que todos os seus amigos fossem eternos. Mesmo assim, acha a morte uma coisa mágica.’’
Mas, logo após Lya sofre duas perdas grandes. Em mil novecentos e oitenta e cinco (1985) separou-se de Celso Pedro Luft com que viveu dos vinte e cinco (25) aos quarenta e sete (47) anos de idade, e casou-se com o psicanalista e escritor Hélio Pellegrino. No entanto Hélio morreu três (3) anos depois. O tempo passou e Lya acabou em mil novecentos e noventa e dois (1992) voltando a se casar com Celso. Porém, em 1995, ficou viúva do mesmo.
Lya seguiu escrevendo. Mais à frente escreveu artigos para a revista Veja.

Bibliografia:
No Brasil:
- Canções de Limiar, 1964
- Flauta Doce, 1972
- Matéria do Cotidiano, 1978
- As Parceiras, 1980
- A Asa Esquerda do Anjo, 1981
- Reunião de Família, 1982
- O Quarto Fechado, 1984
- Mulher no Palco, 1984
- Exílio, 1987
- O Lado Fatal, 1989
- O Rio do Meio, 1996
- Secreta Mirada, 1997
- O Ponto Cego, 1999
- Histórias do Tempo, 2000
- Mar de dentro, 2000
No exterior:
- The Island of the Dead (O Quarto Fechado), E. U. A.
ENTREVISTAS
Lya, como uma boa intelectual, deu entrevistas excepcionais. Citarei algumas mas. LEIAM:
Quem é Lya Luft?
‘’Uma mulher gaúcha, brasileira, que faz cada vez mais, aos sessenta e um anos, o que desde os três ou quatro desejava fazer: jogar com as palavras e com personagens, criar, inventar, cismar, tramar, sondar o insondável Tento entender a vida, o mundo e o mistério e para isso escrevo. Não conseguirei jamais entender, mas tentar me dá uma enorme alegria. Além disso, sou uma mulher simples, em busca cada vez mais de mais simplicidade. Amo a vida, os amigos, os filhos, a arte, minha casa, o amanhecer. Sou uma amadora da vida.’’
O que você nunca vai esquecer?
‘’Escutar o vento e a chuva nas árvores do imenso jardim que cercava a casa de meu pai, na minha infância". Puro maravilhamento.’’
O que lhe causa repugnância?
‘’Preconceito, hipocrisia.’’
Vale a pena escrever?
"Não escrevo porque “valha a pena”, mas porque me faz feliz, simplesmente".
O que falta à literatura brasileira?
"Nada, não falta nada. Ela é o que é, simplesmente, cheia de graça, desgraça, florescente, múltipla, lutando com a crise econômica que atinge também as editoras, mas, como não se escreve para ficar rico, tudo bem".
E Deus?
"Deus eu imagino como força de vida: luminosa, positiva, imperscrutável".
E o Brasil?
‘’Brasil cujo jeito é parecer não ter jeito. Não quero jamais ter de morar longe dele. Aqui tudo é possível. E tanto está ainda por fazer".
O que fazer para reverter esse quadro de miséria?
"Que os responsáveis por isso criem vergonha na cara".
Quem não merece respeito algum de ninguém?
"Todos merecem algum respeito, no mínimo compaixão".
Você costuma rezar?
"Não tenho nenhuma religião instituída, mas tenho uma profunda visão “religiosa”, sagrada, da natureza, das pessoas, do outro".
Qual é seu momento ideal para escrever?
"O momento em que meu livro quer ser escrito. Mas normalmente produzo mais de manhã bem cedo. Gosto de ver o dia nascer, aqui na minha mesa de trabalho e do meu computador".
Lya se confessa uma mulher tímida, embora não pareça.
Luft afirma que hoje prefere ficar sozinha, pois, já casou-se demais e enviuvou-se demais e hoje está cansada, no entanto, diz que não desprezará as surpresas da vida. A visão de Lya sobre o sexo masculino é positiva.
‘’Não faz tarde de autógrafos, sente-se desconfortável com isso. Não gosta de discutir teorias literárias, especialmente quando se referem à sua obra. Nunca pensou em tradição literária ou, especialmente, em tradição literária gaúcha. Não quer fazer literatura regional. Não quer ser representante de descendentes. Não quer pertencer a grupo nenhum. Quer mesmo é ser livre. Quer ficar quieta no seu canto. No livro "Secreta Mirada", lançado em 1997, ela se deixou com ela mesma e discorreu sobre temas que nunca fala em discussões literárias, em entrevistas, depoimentos.’’
"Sou dos escritores que não sabem dizer coisas inteligentes sobre seus personagens, suas técnicas ou seus recursos. Naturalmente, tudo que faço hoje é fruto de minha experiência de ontem: na vida, na maneira de me vestir e me portar, no meu trabalho e na minha arte/ Não escrevo muito sobre a morte: na verdade ela é que escreve sobre nós - desde que nascemos vai elaborando o roteiro de nossa vida/ O medo de perder o que se ama faz com que avaliemos melhor muitas coisas. Assim como a doença nos leva a apreciar o que antes achávamos banal e desimportante, diante de uma dor pessoal compreendemos o valor de afetos e interesses que até então pareciam apenas naturais: nós os merecíamos, só isso. Eram parte de nós./ O amor nos tira o sono, nos tira do sério, tira o tapete debaixo dos nossos pés, faz com que nos defrontemos com medos e fraquezas aparentemente superados, mas também com insuspeitada audácia e generosidade. E como habitualmente tem um fim - que é dor - complica a vida. Por outro lado, é um maravilhoso ladrão da nossa arrogância./ Quem nos quiser amar agora terá de vir com calma, terá de vir com jeito. Somos um território mais difícil de invadir, porque levantamos muros, inseguros de nossas forças disfarçamos a fragilidade com altas torres e ares imponentes./ A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura./ Às vezes é preciso recolher-se".
FRASES
‘’... acho que a vida é um processo... É como subir uma montanha. Mesmo que no fim não se esteja tão forte fisicamente, a paisagem visualizada é melhor.’’
‘’Não queremos perder, nem deveríamos perder: saúde, pessoas, posição, dignidade ou confiança. Mas perder e ganhar faz parte do nosso processo de humanização’’
‘’Perder, dói! Não adianta dizer NÃO SOFRA, NÃO CHORE; só não podemos ficar parados no tempo chorando nossa dor diante das nossas percas.’’
‘’A quatro mãos escrevemos o roteiro para o palco de meu tempo: o meu destino e eu. Nem sempre estamos afinados, nem sempre nos levamos a sério.’’
Lya continuou lançando livros, escreveu para a revista Veja e, até hoje, aos sessenta e um anos brinca, ou melhor, faz arte com elas que, segundo o meu ídolo ficcional, Alvo Dumbleodore, são a nossa inesgotável fonte de magia: AS PALAVRAS!
Pabllo Cezar (O COLECIONADOR DE JOIAS)

2 comentários:

  1. Boa noite Pablo!!!Lindo seu blog.Belissimo o texto e entrevista de Lya Luft.Maravilhoso poder conhecer melhor esta escritoria e tradutora brasileira.Parabéns Pablo por mostrar seu trabalho.
    Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Pablo!!!Estou participando do BBB3 do Dado!!!Você poderia me ajudar na prova que estou participando???Se você,poder me ajudar te agradeço amigo.Deixarei aqui pronto e so copiar e colar la comentario amigo.Dado estive aqui na dado.pag a última vez dia 18/04/2011 01:04 min, estou aqui representando a dupla Valquiria e Tânia na 004.

    PS:Esta prova encerra amanha as 20:00,se puder me ajudar,te agradeço.
    Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir